Moema, São Paulo

Quem caminha pelas ruas tranquilas e arborizadas de Moema talvez não se dê conta da bagagem cultural e histórica que o bairro carrega. Uma história que começa lá atrás, no inicio do século XVI, quando existia ali uma aldeia indígena, que se alcançava através de um antigo caminho de boi onde hoje fica a Avenida Santo Amaro.

Desde seu surgimento, Moema se posicionou como um bairro importante para a cidade de São Paulo – como até hoje continua sendo. No início do século XIX, a região era uma propriedade rural chamada Sítio da Traição, cortada pelos trilhos de bonde a vapor que unia a cidade de São Paulo ao extinto município de Santo Amaro. Os bondes foram cruciais para o desenvolvimento do bairro. Depois, as indústrias, trabalhadores passaram a morar ali por conta dos empregos, o comércio se fortaleceu, e pouco a pouco Moema foi construindo sua história.

As raízes indígenas do bairro explicam seu nome. Moema tem origem tupi-guarani. Como é sabido pelos paulistanos, o bairro se divide em dois: de um lado, entre as avenidas Santo Amaro e Ibirapuera, as ruas que levam nomes de pássaros (R. Canário, Rouxinol, Av. Bem-te-vi, por exemplo); do outro lado da Avenida Ibirapuera, as ruas com indígenas (Av. Miruna, Iraí e Jurema, entre outros).

Hoje Moema é um bairro completo, em vários sentidos. Seus moradores são fiéis e apaixonados. Fiéis porque são unânimes em afirmar que não o trocam por outro bairro de São Paulo, salvo por forças maiores. E apaixonados, sim, porque de fato é difícil não se encantar com suas ruas cheias de bares, restaurantes, lojinhas, casas, prédios, árvores, muitas árvores e o doce e relaxante canto dos pássaros sempre presente. Passear pelas ruas de Moema é encontrar de tudo – e estamos falando de um tudo que vai muito além do comércio. Seus parques (ali estão o famoso Parque do Ibirapuera e o Parque das Bicicletas, que fica bem próximo) inspiram à qualidade de vida e convidam a uma gostosa caminhada ou passeio de bicicleta pelas ciclo faixas – ainda mais agora com as bikes disponibilizadas pelo banco Itaú espalhados por Moema.

É fato que a presença do Aeroporto de Congonhas, na Avenida dos Bandeirantes, faz de Moema um bairro de peso para a cidade – mas também barulhento para quem vive nas redondezas, com seus 600 pousos e decolagens diários. No fim, os aviões no céu já se tornaram típicos da região. E seus ruídos, mesclados com o dos pássaros, carros, das feiras (ah, as deliciosas feiras de Moema!) e das pessoas na rua entoam um burburinho gostoso que só se encontra por lá.


Guia de Bairro Moema São Paulo

Bicicletas Itaú Moema SP

BikeSampa, disponibilizada pelo banco Itaú: elas estão espalhadas por Moema.

Foto da avenida Ibirapuera Moema SP

Avenida Ibirapuera: muitos carros e muita vida na principal via do bairro Moema.

Feira de Rua em Moema SP

As feiras de rua frequentes no bairro de Moema e estão espalhadas por toda a região. Moradores e turistas aproveitam os produtos de qualidade e a simpatia dos vendedores.

Dicas de quem mora lá

Moema é um bairro onde você pode fazer tudo a pé. Não tiro o carro da garagem para nada e quando saio na rua, conheço todo mundo: o atendente da feira, o caixa do supermercado, o dono do restaurante que frequento… aqui me sinto em casa, como um bairro de interior”.
** Carina Watanabe, 32 anos, publicitária, mora há 15 anos em Moema

Gosto muito de ir ao Empório Moema, na Canário. Delícia de lugar! Funciona como um restaurante, padaria e um empório que vende desde pão de queijo e frios até um vinho tinto chileno. Gosto do atendimento e as comidinhas. Da para almoçar e jantar também, mas o melhor é o buffet do café da manhã, estilo brunch com as amigas
** Lícia Barone, analista de RH, morou 27 anos em Moema

Pra fazer comprinhas, as ruas Cotovia e Arapanés têm as melhores lojas de roupa feminina e sapatos. Caminhar por lá é mais gostoso do que ir ao Shopping Ibirapuera”,
** Luiza Passos, consultora de marketing, mora há 13 anos em Moema.

Para sair a noite, em cada quarteirão praticamente tem um barzinho diferente para escolher, mas os melhores são o Juarez na Jurema e o bar do Giba na Anapurus. E o Bourbon Street que tem muito show bom!
** Caio Ferreira, 34 anos, gerente de vendas, mora há 7 anos em Moema.

Para ir de madrugada

  • Fry Temaki
    Pit stop pós balada da galera que mora em Moema. O temaki é uma delicia e o lugar lota de madrugada.
    Al. Jauaperi, 45 (esquina com Av. República do Líbano (Posto BR)). Tel.: 11 5051-0108
    www.temakifry.com

Para levar as crianças

  • Livraria da Vila
    No andar de cima tem um espaço infantil bem bacana e no andar de baixo o Café Santo Grão, pra bater papo com os amigos e até tomar um vinhozinho.
    Av. Moema, 493. Tel.: 11 5052-3540
    www.livrariadavila.com.br
  • Praça Coronel Fernandes de Lima
    Pracinha tranquila e bem cuidado, com playground para as crianças e ambiente familiar. Conhecida por ser o meeting point dos cachorros do bairro.
    Próxima à rua Inhambu e Ubaíra
  • Parque do Ibirapuera
    O mais importante parque urbano da cidade de São Paulo, que fica na divisa entre Vila Mariana e Moema. O crescimento deste bairro se deve muito à sua proximidade com este parque, que conta com 1,6 milhão de m² de muito verde e atrações para diferentes idades, estilos e bolsos.
    Av. Pedro Álvares Cabral. (11) 5574-5045
    www.parqueibirapuera.org
Parque Ibirapuera Moema

Um dos principais cartões postal de São Paulo fica em Moema, em frente ao Parque Ibirapuera: é o obelisco, símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932, que mede 72 m de altura e é feito em puro mármore travertino.

Parque do Ibirapuera monumento

O Monumento às Bandeiras: outro clássico cartão postal da cidade, que se encontra em Moema, em frente ao Parque Ibirapuera.

Guia de Bairros Moema São Paulo

Cenas assim, como a do simpático vendedor de maça do amor, são típicas de um domingo de sol no Parque Ibirapuera.

Foto Parque Ibirapuera Moema SP

Museu Afro Brasil, que fica dentro do Parque Ibirapuera. O MAM (Museu de Arte Moderna) e o MAC (Museu de Arte Contemporânea-USP) também estão lá, além da tradicional OCA, um espaço de exposições.

Parque Ibirapuera Moema SP

praca-coronel-fernandes-de-lima-moema

Praça Coronel Fernandes de Lima: uma das preferidas das crianças e dos amantes de cachorro. Tranquila e bem cuidada.

 

 

As ruas mais badaladas

    • Rua Normandia A rua que no Natal recebe uma decoração impecável com direito a neve artificial e tudo. Essa é a principal referência que os paulistanos têm dessa rua charmosa e pequenina, com pouco mais de 100 metros, que dispõe de 36 lojas de presentes, decoração e moda.

 

  • Rua Cotovia, Gaivota, Arapanés e Bem-te-vi Ótima para comprinhas, com grandes e conhecidas lojas de roupas femininas e sapatos.

 

 

  • Jauaperi com Lavandisca Um quarteirão bem agradável, com restaurantes, cafés, sorveterias e próximo do St. Marché Supermercados, esses mercados com produtos selecionados que parecem lojas de grife.

 

 

Foto rua Gaivota Moema São Paulo

Uma das ruas mais tradicionais do bairro Moema, em SP, a Gaivota é conhecida por ter boas lojas e outlets.

Foto árvores Moema SP

Passear pelas ruas de Moema é se deparar com belezas como essa: árvores antigas que conferem beleza e grandiosidade ao bairro.

fotos-ruas-moema-sp

Rua Normandia, que no fim do ano recebe uma das decorações de Natal mais famosas da cidade.

 

Os bacanas de Moema

 

HAI loja oriental Moema SP

Loja de conveniência japonesa HAI: variedade de produtos e qualidade comparada às da Liberdade.

Urban Arts Moema SP

Urban Arts: galeria de arte digital.

 

Bar Déco Moema SP

Bar Déco, em Moema: ambiente agradável para tomar um café ou uma refeição em meio a decoração charmosa.

 

Padocas imperdíveis

 

  • Padoca di Nápoli Avenida Rouxinol, 214. Tel.: (11) 2507-376

 

 

 

 

 

 


Empório Moema São Paulo

 


MoemaDKPasiani-76

 

 

Sorveterias + badaladas

    • Blu Gelateria Alameda dos Arapanés – 925. Tel.: (11) 3205-3010

 

 

 

  • Freddíssimo Gelateria Av. Ibirapuera,3103 – Loja 120 H – Shopping Ibirapuera Piso Jurupis. Tel.: (11) 6498-9971

 

 

 

 

 

 


MoemaDKPasiani-18


MoemaDKPasiani-89

Restaurantes de tradição

 

 

    • Giardino Restaurante Av. Lavandisca, 437. Tel.: (11) 5051-0918

 

 

 

Restaurante Giardino Moema SP

Giardino: um restaurante todo aberto, com muito verde e cardápio diversificado. Boa pedida para almoço ou jantar em Moema

 

 

Bares, butecos e outras gostosuras

 

 

 

 

 

  • The Bagel Factory Av. Moema, 88. Tel.: (11) 5052-0161

 

 

The Bagel Factory Moema SP

Amantes do bagel não precisam ir até Nova Iorque pra devorar o pãozinho. The Bagel Factory oferece uma grande variedade deles em um ambiente pequenino e agradável.