Bela Vista, São Paulo

avenida-paulista-bairro-bela-vista

O nome não é por acaso: localizado em uma das áreas mais altas de São Paulo, o bairro Bela Vista é conhecido pelas paisagens espetaculares de quem vê de cima.

BelaVista323.02.2014-0139

Ruas cheias: de gente, de movimento, de animação, de alegria. O fim de semana do bairro Bela Vista é sempre agitado.

foto-bairro-bela-vista-sao-paulo

Caminhar pelo Bairro Bela VIsta é também resgatar resquícios de antigamente, como o simpático tio da pipoca em seu carrinho típico.

fotos-bairro-bela-vista-sao-paulo

Contratando com o fervor da metrópole, o clima do bairro Bela Vista é mais leve. Na rua, todos se conhecem, conversam, se cumprimentam e param aqui e ali para um café ou um descanso.

 

Bairro Bela Vista: o mais tradicional de São Paulo

por Nathália Bianco Mouro e Simone Coelho. Fotos: Dallila Pasiani.

A Bela Vista é uma das poucas regiões paulistanas que ainda guardam inalteradas as características originais de seu traçado urbano, fazendo de suas ruas um livro de história ao ar livre sobre a formação da cidade. Considerada parte do centro de São Paulo, o bairro Bela Vista é na verdade um distrito que agrupa os bairros do Bexiga e da Vila dos Ingleses.

Tem como características únicas o famoso sotaque puxado, claro, para o italiano; a arquitetura, dos casarões imponentes em tons pastel, que em sua maioria é considerada patrimônio histórico; e as famosas cantinas e restaurantes tão populares. Por isso, a dica aqui é caminhar olhando para cima e para os lados e vir de estômago vazio.

A região de Bela Vista toda, em São Paulo, tem fácil acesso a diversas linhas do metrô, como Brigadeiro Luis Antônio, onde as linhas azul e verde se cruzam, e a Trianon-MASP, que dá acesso fácil a um dos pontos mais badalados da Avenida Paulista. Na região de Bela Vista a movimentação local acontece quase 24h por dia. Durante o dia, é possível passear quase sem ouvir uma buzina, mas quando o sol se põe, os ambientes ganham os mais variados sons, já que a área é cheia de casas noturnas, bares e teatros que chamam paulistanos de diversas regiões, garantindo a festa pelas principais ruas do bairro ao melhor estilo da Bela Vista: com boa comida a noite toda.

 

arquitetura-bairro-bela-vista-sao-paulo

Arquitetura charmosa herdada da época dos casarões coloniais.

 

bairro-bela-vista-sao-paulo

O bairro transborda arte, artesanato e cultura. As ruas são verdadeiras feirinhas de antiguidade.

Dicas de quem mora lá

“Os moradores da Bela Vista geralmente são apaixonados pelo bairro e cuidam muito dele. Às vezes, fazem mais até do que a própria prefeitura. Os moradores da Rua Rocha, por exemplo, fazem mutirão de limpeza, plantam árvores…. é bonito de ver”, diz a jornalista Veridiana Mercatelli, 35 anos.

“Na Bela Vista é possível chegar a qualquer lugar de metrô ou a pé. Nunca pensei em comprar um carro”, conta o empresário Antônio Noronha, de 32 anos.

“Decidi vir para Bela Vista por conta da localização de fácil acesso a minha faculdade. Toda manhã meu dia precisa começar com o café com leite e o pão de queijo na chapa da lanchonete Cordeiro Lima” Mariana Fresca, 24 anos, estudante de Tradução e Interprete da FMU.

“Os melhores restaurantes italianos estão aqui, sem dúvida. É um ótimo lugar para comer, e a maior parte dos restaurantes são tradicionais por aqui”, garante Roberto Carvalho, taxista, de 56 anos.

“O bar mais divertido é o Ludus. Dá pra beber, conversar e ainda jogar uma partida de Banco Imobiliário”, conta a publicitária Graziela Martins, de 25 anos.

 

cantina-italiana-bairro-bela-vista-sp

famosa-cantina-iltaliana-bela-vista-sp

Para se sentir em terras italianas

  • Speranza

Servindo uma pizza tipicamente italiana com massa fina, muito molho e pouco recheio, a Sperenza traz em seu cardápio dois sabores tradicionais da Itália: margherita e napoletana. Além disso, a casa oferece também opções de Calzones (pizzas fechadas). O restaurante apresenta no seu cardápio com inúmeros prêmios de melhor pizzaria da cidade.
** Rua Treze de Maio, 1004. De segunda a quinta e domingo das 18h às 1h, sextas e sábados das 18h à 1h30. Telefone: 3288-8502

  • Cantina C… Que Sabe

No mesmo casarão em que toda a geração da família de cozinheiros aprenderam os segredos da culinária italiana está hoje uma das cantinas mais tradicionais do bairro. Um dos pratos, uma lasanha, possui a receita original de 1945. A decoração da cantina conta com fitas penduradas no teto e há ainda uma apresentação da tradicional tarantella.
** Rua Rui Barbosa, 123. Segunda a sexta, das 19h à 1h. Sábados das 12h às 2h, domingos e feriados das 12 à 0h. Telefone: 3289-2576.

  • Famiglia Mancini

As duas quadras em que a rede de restaurantes dos Mancini estão localizadas na Rua Avanhandava deve ser a mais charmosa do bairro Bela Vista. O Famiglia Mancini oferece diversas opções de massas e carnes para seus clientes.
** Rua Avanhandava, 81. Todos os dias das 11h30 à 1h30. Telefone: 3256-4320

  • Zeffiro 

A casa, em que hoje se encontra o restaurentes, pertenceu ao próprio Zeffiro que veio da Itália para o Brasil em busca de trabalho. Algumas das receitas são heranças da família e, por isso, valem cada garfada.
** Rua Frei Caneca, 669. Mais informações: 3259-0932.

  • Cantina Mamma Celeste

Com um ambiente charmoso e bem típico da região, a cantina oferece as tradicionais massas italianas. Guarde espaço para a sobremesa, que é bem falada pelos frequentadores.
** Rua Conselheiro Carrão, 460. Terça a sábados, das 11 às 16 e das 19h às 23h. Domingos e feriados das 11h30 às 16h. Telefone: 3284-4854

  • Cantina Capuano

O carro chefe do restaurante é um delicioso fusilli feito à mão, mas há ainda opções clássicas como linguiça calabresa seca e o tradicional pão italiano.
** Rua Conselheiro Carrão, 416. Mais informações: 3288-1460.

  • Padaria São Domingos

A padaria São Domingos oferece opções de frios e especialidades italianas, como o pão recheado de queijo e o de calabresa. Não deixe de provar o cannoli, sobremesa típica italiana.
** Rua São Domingos, 330. Telefone: 3242-3677

  • Festa da Achiroupita (em agosto)

Fogazzas, macarrão e doces completam a festa da padroeira do Bexiga. Com muita música italiana e brincadeiras, a festa acontece durante o mês de agosto e é parada obrigatória para os moradores.
** Rua Rui Barbosa, s/n

Para comer bem sem gastar muito

  • Raful

Seja apenas de passagem ou para almoçar e jantar, o restaurante árabe serve uma das esfihas mais gostosas de São Paulo.
** Avenida Brigadeiro Luis Antônio, 2.159

  • Empada Brasil

A rede de empadas tem uma variedade grande de recheios, alguns bem brasileiros, com o de carne seca com queijo. É ótimo para matar a fome.
** Rua Peixoto Gomide, 420. Telefone: 3288-3900.

  • Lanchonete Cordeiro Lima

Apelidade de Verdinho pelos estudantes de uma faculdade local, o lugar serve café e um ótimo pão de queijo na chapa.
** Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 764. Telefone: 3107-4298.

  • Portella Bar

Com um cardápio voltado para a comida nordestina, os drinks com cachaça fazem sucesso.
** Rua Professor Sebastião Soares de Faria, 41. Mais informações: 3262-2791.

  • Rancho Goiano

Servindo comida típica do centroeste brasileiro, não deixe de provar o empadão goiano, e os pratos que levam o pequi, fruto típico da região. O cheirinho característico lhe pega pela calçada.
** Rua Rocha, 112. Telefone: 3289-5146.

rua-avanhandava-bairro-bela-vista

Rua Avanhandava: há quem considere este quarteirão de excelência gastronômica o mais charmoso de São Paulo.

 

casa-das-rosas-bela-vista-sao-paulo

Casa das Rosas, na Avenida Paulista: um dos passeios obrigatórios do bairro Bela Vista. Para apreciar o ambiente, tomar um café ou ler um livro.

Para ir com a família

  • Walter Mancini

O espaço tem o cardápio mais moderno da rede de restaurantes Mancini. Todos os dias na jantar, é possível desfrutar de música ao vivo, em ritmos que passam do Jazz a Bossa Nova.
** Rua Avanhandava, 126. Telefone: 3258-8510.

  • Templo da Carne – Marcos Bassi

Para bom entendedor, apenas um corte basta. E foi exatamente isso que Marcos Bassi aprendeu e colocou em prática ao longo da vida no Templo da Carne: técnicas de cortes. Com pratos de que servem em média de 3 a 4 pessoas, o cardápio oferece uma variedade de carnes e peixes.
** Rua Treze de Maio, 668 – Bela Vista. Segunda a sábado, das 9h à 0h. Domingos das 9h às 18h Telefone: 3288-7025.

  • Teatro Ruth Escobar

Com peças infantis para agradar todos os gostos das crianças, o teatro traz também uma série de peças para os adultos.
** Rua dos Ingleses, 209. Telefone: 3289-2358.

  • Casa das Rosas 

Com palestras, cursos e oficinas, e espaço de leitura, a Casa das Rosas é um ótimo local de aprendizado, ou apenas passeio, já que possui um lindo jardim.
** Avenida Paulista, 37. Telefone: 3251-5271

  • Museu do Óculos

Escondido no segundo andar de uma loja de óculos, o Museu reúne fatos sobre o avanço da sociedade e oftomologia no estado de São Paulo. As curiosidades descobertas são várias, desde um charmoso óculos com toldo, usado pelas mulheres na Itália na década de 70, até as armações do final do século 19 ainda importadas da Europa.
** Rua dos Ingleses, 108. Segunda a sexta, das 9h às 18h. Sábados, das 9h às 13h. Telefone: 3149-4000.

foto-bairro-bela-vista-sp

Bairro Bela Vista: uma região artística, boêmia e musical.

domingo-bela-vista-sp

O Bairro Bela Vista é um ótimo ponto de acesso a várias outras avenidas e regiões importantes da cidade.

avenida-paulista-bairro-bela-vista-sp

Passear pela Avenida Paulista é sentir a cidade, por meio do eclético público que caminha junto, de um extremo ao outro.

Para se divertir com os amigos

  • Ludus

Bar com os amigos para poder comer, beber, conversar e… se divertir com jogos de tabuleiro. A primeira luderia do Brasil traz para os fregueses a maior variedade de jogos, são mais de 700, segundo o bar. É preciso pagar uma entrada que te dá direito a qualquer jogo da casa.
** Rua Treze de Maio, 972. Mais informações sobre horários e preços: 3253-8452.

  • Café Piu Piu

A principal atração do bar fica por conta das bandas covers dos sucessos do rock e pop mundial, como os Zombeatles que fazem uma homenagem aos Beatles e bandas que cantam sucessos do U2 e Pink Floyd.
** Rua Treze de Maio, 134. Telefone: 3258-8066.

  • Club Yacht

Uma das baladas com cenário mais deslumbrante, claro, com muita inspiração náutica. As festas têm temas diferentes, por isso fique de olho na programação.
** Rua Treze de Maio, 703. Mais informações: 3104-7157.

  • Vai-Vai

A maior escola campeã do Carnaval de São Paulo, começou os primeiros batuques na década de 1930, como um cordão para que os moradores da região pudessem comemorar o Carnaval. Hoje, 14 título depois, a Vai-Vai é um dos grandes nomes do Carnaval paulistano.
** Rua São Vicente, 276. Telefone: 3266-2581

  • The Blue Pub

Próximo a Paulista, o clima é dos famosos pub londrinos. Não só a cerveja, mas a TV ligada no futebol europeu e o hamburguer artesanal farão questão te lembrar disso.
** Alameda Ribeirão Preto, 384. Segunda a quarta, das 16h às 2h. De quinta a sábado, das 16h às 3h. E domingos, das 15h às 2h. Telefone: 3284-8338.

  • Titus Bar – Cervejas Especiais

Criado por uma Beer Somilier, o espaço conta com diversas marcas de cerveja e até mesmo um chopp artesanal famoso. Para os apaixonados por cerveja é parada obrigatória.
** Rua Rocha, 370. De terça a sábado, das 17h às 1h. Mais informações: 3384-5595.

  • Café Aurora

Na mesma pegada do Café Piu Piu, aqui as atrações ficam por conta dos shows. Diversas bandas passam pelo palco, até mesmo banda covers de grandes nomes da música como Pearl Jam.
** Rua Treze de Maio, 112. Mais informações: 3255-5564.

empada-brasil-sao-paulo-rua-augusta

Rua Augusta: muitos cafés, lojas e gostosuras.

Para aquela pausa no meio da tarde

  • Pão de Ló

Aqui é possível provar do verdadeiro café com leite paulistano. O balcão traz várias opções de doces, mas o encanto fica por conta do pão de queijo recheado de queijo branco.
** Rua São Carlos do Pinhal,451. Telefone: 3288-2949.

  • Café Família

Salagados de primeira, café, sucos e até vitaminas fazem parte do cardápio da padaria de bairro.
** Rua Rocha, 396. Telefone: 3142-9423.

  • Palma de Ouro

A dica nessa padaria é experimentar as opções de sopas servidas todos os dias. Em um ambiente confortável, a padaria ainda tem opções de salgados e doces.
** Rua Japurá, 11. Telefone: 3242-5989.

  • Vanilla Caffè

Aberto 24 horas, a padaria tem um ambiente gostoso e serve, além de salgados e doces variados, opções de pratos executivos deliciosos.
** Rua Dona Adma Jafet, 74. Telefone: 3256-9274.

  • Padaria Dengosa

Bolos, pães, pizzas e uma variedade de salgados e doces. A padaria possui uma ótima diversidade de comidas.
** Rua Artur Prado, 514. Telefone: 3288-3866.

foto-ruas-bairro-bela-vista-sp

Ruas tranquilas do bairro Bela Vista, em São Paulo.

feira-antiguidades-bairro-bela-vista

Feira de Antiguidades do bairro Bela Vista: uma das melhores da cidade.

Para decorar a casa e o guarda-roupa

  • Velhiquário (antiquário)

A apertada porta que fica localizada o Velhiquária só é apertada pela quantidade de coisas que ficam na entrada. Dá para encontra de tudo, roupas, óculos, sapatos, bolsas e móveis.
** Rua Treze de Maio, 752. Todos os dias, das 9h40 às 18h. Telefone: 32623-1001.

  • Calligraphia (Loja e galeria de arte)

Uma mistura de loja com galeria de arte, os produtos vendidos são incríveis. A loja fica na parte térrea de um prédio, o que apenas traz um charme maior na parte de fora.
** Rua Avanhandava, 40ª. Telefone: 3151-6477.

  • Feira de antiguidade

Aqui a dica vem em dose dupla. A famosa feira de antiguidade do Bixiga acontece todos os domingos na Praça Don Orione. Com artigos que vão de utensílios domésticos do século passado a brinquedos que fizeram a cabeça das crianças nos anos 80, vale pela visita ao passado, e ainda é possível achar produtos por preços acessíveis. De frente à praça Don Orione, visite a famosa escadaria do Bixiga, que apenas pela arquitetura é de tirar o fôlego.
** Praça Don Orione (apenas de domingo).

  • Plas (loja de chapéu)

Sentado em uma cadeira atrás de sua mesa está o senhor Maurice Plas, a vista de qualquer um que passe na frente da loja. Ele e seu filho, também Maurice Plas, tocam a loja de chapéus em que é possível encontrar chapéus de todos os tamanhos e estilos, além do famoso panamá, que está na última moda.
** Rua Augusta, 724. De segunda a sexta, das 10 às 18h30. Sábados, das 10 às 16h. Telefone: 3459-8173.